sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Aikido não Precisa de Torneios Competitivos


"No Aikido, não participamos de competições. Há muitas pessoas que perguntam sobre isso, mas eu sou intransigente a esse ponto; não há  essa necessidade no Aikido. Nada é menos importante para o aprimoramento de um artista marcial do que participar de competições.
Há muito venho dando várias explicações sobre o funcionamento das técnicas do Aikido, por isso estou seguro de que é evidente que essas técnicas não foram projetadas para serem utilizadas em encontros competitivos, pois as condições sob as quais um combate ocorre são diferentes.
As técnicas do Aikido fazem um excelente uso dos sentimentos da pessoa e de respostas fisiológicas. Você só consegue tirar proveito da intenção de seu oponente porque ele o ataca com o objetivo de lhe infligir algum dano; então você consegue controlá-lo utilizando a energia dele em seu benefício e combinando-a com a técnica. sob tais condições não existe o pensamento de competir para ver quem é o mais forte. Apenas o pensamento de se defender está presente.
Torneios competitivos, no entanto, são diferentes. Frente a frente, na posição de alerta, os competidores esperam o sinal para iniciar e então se atacam diretamente e executam técnicas. definitivamente, as competições eliminam completamente os altos e baixos emocionais das lutas reais, bem como as variações encontradas no ambiente em cada situação. Eles se restringem às técnicas tediosas e desinteressantes com propósitos competitivos. Mesmo que a partida seja muito disputada, está longe de um combate real.
Você consegue imaginar dois praticantes de Aikido se encarando sob tais condições e movendo-se deliberadamente para se agarrar? Quanto mais eles tentarem permanecer fiéis aos princípios fundamentais do Aikido, menor será a possibilidade de as competições acontecerem. Se eles forem forçados a lutar em situação competitiva, os princípios fundamentais seriam destruídos e se transformariam num torneio trivial, em que os oponentes se agarram e apenas se tomam emprestadas as formas técnicas do Aikido. Não acho que faz algum sentido ir tão longe para ter artistas marciais se rivalizando em razão de um sentimento de superioridade tão fugaz.
Acho que o sentimento de harmonia com o oponente e a real sensação de unidade com o universo, que recebemos por meio dos princípios fundamentais ao praticar as técnicas diariamente, é muito mais importante. Além do mais, se você participa de uma competição, regras restritivas são impostas ao jogo e, a fim de garantir segurança, certas técnicas são proibidas. Se isso acontecer não se tratará mais de Aikido. E exatamente por não existirem técnicas proibidas no Aikido é que ele é eficiente como autodefesa."

GOZO SHIODA SENSEI

Nenhum comentário: