quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Traje adequado para os treinos




O traje tradicional da prática do Aikido é composto por calça e casaco (pode ser liso ou trançado) obrigatoriamente brancos e sem propagandas, chamado de Dogi (Kimono), toalha de rosto branca, camiseta branca lisa para as mulheres colocarem por baixo do casaco e faixa (obi) que se modifica de acordo com o Kyu (graduação):

Branca
5º Kyu - amarela
4º Kyu - roxa
3º Kyu - verde
2º Kyu - azul
1º Kyu - marrom
Yudansha - preta

Aqueles que desejarem colocar seu nome e o símbolo da sua instituição no Dogi, devem fazer da seguinte maneira:

Símbolo da Instituição: braço direito, 3 dedos abaixo da linha do ombro
Nome: braço esquerdo, 3 dedos abaixo da linha do ombro

Um par de chinelos também é recomendado para ir do vestiário ao tatame.
Para finalizar o traje tradicional, temos o Hakama (calça que é colocada por cima do Dogi) que possui 7 pregas, simbolizando as 7 virtudes dos samurais e no Aikido é aceito nas cores azul marinho (dark blue) ou preto:

1.Yuki = coragem, valor, bravura
2.Jin = humanidade, caridade, benevolência
3. Gi = justiça, retidão, integridade
4. Rei = etiqueta, cortesia, civilidade
5. Makoto = sinceridade, honestidade, realidade
6. Chugi = lealdade, fidelidade, devoção
7. Meyo = honra, reputação, glória ou reputação, dignidade, prestígio.

É importante salientar que o traje japonês tradicional é composto pelo casaco (kimono), calça e hakama, pois a calça seria uma roupa íntima.
No Aikido, as mulheres já utilizam o Hakama a partir do 5º Kyu e os homens somente a partir do nível de Shodan (1ª Dan).
Os motivos para isso remontam do pós-guerra, quando o tecido começou a ficar escasso no Japão e se tomou a iniciativa de exigir o hakama somente a partir do 1º Dan, mas como para a cultura oriental a mulher estaria visualmente "vulnerável" somente com as roupas de baixo, se instruiu que já utilizasse o hakama desde o princípio, até mesmo como forma de auxiliar na pressão sobre o abdômen e útero, protegendo essa região.
Vale salientar que o uso do hakama nada tem a ver com status e sim com respeito ao treino. Gosto de pensar que iniciamos nosso treinamento no Aikido de fato, ao atingirmos o grau de Shodan (1º dan), portanto, utilizamos o hakama desde o princípio.
Porém, isso varia um pouco dependendo da instituição a que estamos ligados, assim como a mudança nas cores das faixas que em algumas instituições não se modifica, permanecendo branca independentemente do kyu (modificando somente na preta).
Uma curiosidade: no Japão a cor que representa a morte é o branco, entre outros motivos é por isso que o uniforme de treino é branco, para nos lembrarmos da impermanência da vida e praticarmos o desprendimento diariamente.

Domo arigato gozaimashita

Um comentário:

Unknown disse...

excelente exposição dos comentários e informações sobre o aikido, parabéns.