quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Desenvolva um Corpo que se Move da Maneira mais Natural Possível


"(O-Sensei) dizia que o desenvolvimento físico é um estado mental, e era suficiente que você desenvolvesse um físico adequado a você mesmo. 'Portanto, Shioda', ele dizia 'se você desenvolver um físico semelhante ao meu, não conseguirá se mover com naturalidade'. Em outras palavras, Ueshiba Sensei queria dizer que o Aikido é uma arte marcial que considera a naturalidade como algo de grande valor. Portanto, ninguém deve desenvolver à força um físico que não se ajuste naturalmente à própria pessoa.
Existem muito mal-entendidos sobre o que significa ser 'natural'. Por exemplo, quando ficamos mais velhos e começamos a ficar mais rígidos, prejudicaremos nossos músculos se forçarmos a fazer o mesmo tipo de exercícios de alongamento que fazíamos quando jovem. Ou se, devido a sua pequena estatura, você treina com pesos para se forçar a desenvolver mais músculos do que precisa, irá deformar seu corpo, sobrecarregar-se. esses tipos de coisa não são naturais. Se você obrigar a desenvolver um certo físico, mesmo que fique fisicamente mais forte, não conseguirá atingir os pontos mais sutis do Aikido.
Portanto, de acordo com o Aikido, o bom condicionamento físico consiste em desenvolver um físico com o qual você se sinta confortável em todas as suas atividades diárias. A seguinte frase, usada com frequência por Ueshiba Sensei, expressa muito bem essa ideia, 'O caminhar é uma arte marcial'.
Isso significa que , independentemente do seu corpo físico, você pode praticar Aikido. Se o seu corpo é rígido ou maleável, se é magro ou pesado, você pode praticar o Aikido da sua própria maneira, desde que encontre um modo de mover-se que seja mais natural.
Em outras palavras,  você deve continuar a melhorar o seu físico, mas de um modo que não seja forçado, mas natural. Pode-se dizer que essa é uma luta inexorável do shugyo. Portanto, se você desenvolver um físico adequado à sua idade, poderá praticar Aikido para sempre, não importa qual seja a sua idade."

GOZO SHIODA SENSEI

Nenhum comentário: