segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Abandone o Ego e Você Entenderá o seu Oponente

"A aplicação dos princípios básicos das técnicas do Aikido na vida prática é outra indicação de que 'O Aikido e a vida são uma coisa só'. Por exemplo, o ato de abandonar o ego está na raiz do Aikido. Você não consegue se mover com naturalidade se estiver preocupado com ideias egocêntricas como o desejo de fazer alguma coisa de um jeito ou de outro, ou de vencer, ou de exibir algo da melhor maneira. E mais: como as pessoas são seres emocionais, se você se lançar contra o seu oponente com hostilidade, ele reagirá com fúria.
Se o seu desejo de fazer algo de uma determinada maneira se chocar de frente com o desejo de seu oponente de fazer isso de outra maneira, teremos como resultado simplesmente uma disputa fútil de forças. Uma disputa decidida depois que ambos se machucaram e um dos lados se rendeu. Essa disputa, no entanto, não produz nenhuma harmonia. Para evitar isso é preferível não ter planos preconcebidos - um plano sem plano.
Se conseguir livrar-se do ego, você conseguirá ver as intenções de seu oponente. Se conseguir mover-se enquanto se harmoniza com essas intenções, de maneira alguma haverá colisões entre vocês. Portanto, assim como nas técnicas de Aikido, se conseguir absorver a energia do oponente, você conseguirá desenvolver uma força incrível, mesmo sem precisar usar a sua própria força. Ao fazer isso, seu oponente ficará feliz, pois a vontade dele será reconhecida, e você também se sentirá ótimo. em outras palavras, é assim que se obtém a harmonia.
Antes de qualquer coisa, você terá de perceber os sentimentos da outra pessoa. Não é uma questão de entender intelectualmente; mas de sentir instantaneamente , como um lampejo. Isso lhe permitirá ver onde estão as oportunidades. Mesmo que vocês tenham visões diferentes, você evitará aborrecer a outra pessoa. Você saberá quais são as características dele. Assim como você percebe o fluxo de energia de seu oponente por meio das técnicas, nas relações pessoais tente perceber onde residem os interesses da outra pessoa e parta disso. As técnicas de Aikido são aplicadas justamente dessa maneira. Se você pretende aplicar essa ideia nas suas relações pessoais, a primeira coisa que tem de fazer é descobrir o que provoca contentamento na outra pessoa, e então dar isso a  ela.
Quando eu ainda servia Ueshiba Sensei, pratiquei muito esse tipo de coisa. Sensei era assustador  quando se enfurecia, mas mesmo assim eu não poderia simplesmente sair correndo. mesmo quando a raiva dele se voltava contra mim, eu procurava contorná-la e trazer à tona algum tipo de interesse. assim eu acalmava o ânimo do Sensei e pensava comigo mesmo: 'consegui!' No final, eu também me sentia muito bem.
Mais do que o domínio de uma técnica, esse é o domínio do espírito. Entretanto, nos dias de hoje, todos vivem tão voltados para si mesmos que não conseguem agir assim. Você pode ver isso principalmente nos artistas marciais. Vivem tão absorvidos pela ideia de força e fraqueza física que só se preocupam com isso. Assim, o espírito evidentemente torna-se solitário e, para encobrir isso, eles se dão ares de importância. Empenham-se para amedrontar os parceiros e suas relações pessoais sofrem com isso.
Sempre que põe em jogo o seu próprio ego, você se torna cativo dele. O que de melhor se tem a fazer é chegar a um estado de não mente, mushin; é nesse estado que se produzem as técnicas mais inacreditáveis."

GOZO SHIODA SENSEI

Um comentário:

Mussubi disse...

Acabei de ler Aikido Shugyo, de onde esse texto foi extraído. Realmente tiramos excelentes lições extraídas da experiência de Gozo Shioda Sensei.