domingo, 3 de janeiro de 2010

O Aikido e a Educação para a Longevidade

Ultimamente não é raro ver juntos pais e filhos treinando Aikido. O Aikido é bom para o desenvolvimento de qualquer pessoa, independentemente de sua idade, e é uma valiosa forma de educação para a longevidade. Crianças, jovens, adultos - em qualquer idade, todos se beneficiam com o desenvolvimento do caráter e a integração de corpo e mente. Crianças que se iniciam na arte marcial do Aikido tornam-se naturalmente mais concentradas e aprendem boas maneiras. Com os movimentos fundamentais do Aikido aprendemos como projetar o nosso ki e a força natural - projetá-lo para fora, não o acumular no interior. Não há nada forçado nos movimentos naturais do Aikido. Esse treinamento tem um efeito positivo em nosso caráter, tornando-nos mais vivazes e objetivos. As técnicas físicas do Aikido servem para polir nossa mente e nosso corpo.
O Aikido é popular entre os jovens. É um Budo tradicional, mas sem elementos esportivos, o que o torna atrativo para muitos jovens dinâmicos que desejam desenvolver sua personalidade como um todo - ki, mente, corpo e força. O Aikido também ajuda aliviar algumas das pressões e tensões que os jovens vivenciam.
Para os adultos são enfatizados outros aspectos, no sentido de manter a harmonia do corpo e da mente, a boa saúde e o refinamento espiritual. No Aikido, tentamos sempre manter o foco em nosso seika-tanden (o centro psicofísico localizado a cerca de cinco centímetros abaixo do umbigo) e nos movimentar com o ki, o corpo e a mente unificados. Com esse centro bem firme, ficam mais fáceis os movimentos livres e flexíveis. Aqueles que são naturalmente flexíveis por fora, mas fortemente determinados por dentro, são respeitados pela sociedade. Temos, no Aikido, muitos praticantes de idade mais avançada. Uma vez que o Aikido possui muitas variações e que suas técnicas podem ser adaptadas de acordo com nossas necessidades físicas, ele ajuda a manter a mente e corpo flexíveis. Mesmo praticantes que já chegaram aos 80 anos têm condições de executar o treinamento e obter seus benefícios.

MORITERU UESHIBA DOSHU

Nenhum comentário: