quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Aikido é o Estudo dos Princípios Fundamentais


"Pessoalmente, acho que o Aikido é um caminho de shugyo. É claro que há o treinamento físico, que o deixará mais forte. Mas, além disso, acredito que treinar Aikido é também seguir um treinamento espiritual para a vida. Há métodos práticos ajustáveis a cada indivíduo, mas tornar-se fisicamente forte não é necessariamente o principal  objetivo do treinamento. Portanto, não creio que debates sobre questões como força física realmente façam algum sentido no Aikido. Entretanto, quando se pensa no Aikido como arte marcial, pode-se afirmar categoricamente que o Aikido se apoia em certos princípios fundamentais em que fatores como força física passam a ser secundários. Se você seguir os princípios fundamentais do Aikido, conseguirá se defender.
O treinamento de Aikido não lhe dará braços grossos como troncos, nem um corpo semelhante a uma armadura, capaz de suportar qualquer tipo de golpe. No entanto, se seus movimentos e a utilização de sua energia seguirem os princípios fundamentais do Aikido, você conseguirá controlar um oponente fisicamente mais forte. (...)
O esquema lógico das técnicas, que podemos chamar de fundação básica, era chamado antigamente, nas artes marciais, de riai. Se você move seu corpo em conformidade com o riai, não precisa ter muita força e conseguirá controlar seu oponente com muita segurança. Em resumo, podemos dizer que a finalidade do treinamento do Aikido é fazer nosso corpo se mover em conformidade com o riai.
Há algo aqui que não deve ser mal interpretado. O fato de alguém aprender apenas as técnicas básicas não significa que tenha atingido ou compreendido o riai. Na verdade, discussão do tipo, o 'kotegaeshi funciona se você fizer assim' ou 'o nikajo é mais dolorido se você fizer desse jeito', embora invariavelmente interessem aos alunos, na realidade não têm muita relevância.
É claro que os alunos devem adquirir essas habilidades naturalmente, mas não faz sentido julgar a eficácia do Aikido apenas por esses padrões. o importante não é o modo como utilizar cada técnica. mais que isso, a chave é descobrir o riai que existe dentro das técnicas. a menos que isso seja entendido, as coisas podem não dar certo em uma situação de desespero e passaremos a dizer coisas como, 'ele não reagiu  como as pessoas reagem normalmente durante o treino, por isso a minha técnica não funcionou'. Consequentemente, daremos a impressão de que o Aikido não é eficiente. Portanto, conhecer as técnicas individuais do Aikido não é o que nos leva a entender a essência do Aikido. Isso só acontece quando realmente entendemos o riai.
Se nossos movimentos forem consistentes com o riai, nossa dependência das técnicas individuais desaparecerá naturalmente. Com isso, não importa que movimentos que nosso oponente faça, conseguiremos nos adapatar a eles e enfrentá-los.
Quando alguém chega a essa conclusão, começa a ver o valor real do Aikido como arte marcial, como Budo. (...)"

GOZO SHIODA SENSEI


Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto. Desde o começo dos meus treinamentos percebi que o caminho é longo e que quanto mais se treina, menos se sabe. Mas isso só me encoraja a seguir treinando e crescendo nesse budo. Abraço à todos.
Giovanni Neves