sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Hierarquia no Aikido






Como todos sabem, o Aikido (合AI = harmonia 気KI = energia 道DO = caminho) possui uma rígida norma hierárquica.
Para entendermos a nossa hierarquia, irei sintetizar um pouco da história dos mestres a quem devemos "giri" (gratidão) mais diretamente e aos quais estamos ligados na nossa hierarquia do Instituto Sul-brasileiro de Aikido.

*0-Sensei (grande mestre): Morihei Ueshiba (植芝盛平 Ueshiba Morihei; Tanabe, 14 de dezembro de 1883 – 26 de abril de 1969) foi um famoso artista marcial japonês. Fundador do aikido, é conhecido como O-Sensei ("Grande Professor" ou "Grande Mestre") por seus praticantes.
Muito fraco na infância, seu pai o incentivou a fazer natação e artes marciais para se fortalecer. Passou por um grande número de artes marciais, inclusive por um bom número de desafios em todo o Japão, principalmente no tempo em que servia o exército. Utilizava principalmente o sumô e alguns estilos de jujutsu, e até então nunca tinha perdido uma luta até cruzar seu caminho com Sokaku Takeda, mestre e soke de aikijujutsu do estilo daito-ryu. Ueshiba treinou com Takeda exaustivamente, chegando a ser um de seus alunos mais próximos.
Entretanto, apesar de suas impressionantes potencialidades físicas e marciais, Ueshiba sentia-se muito descontente. Começou então a peregrinar por diversas práticas ascéticas e meditativas, objetivando encontrar um significado mais profundo para a vida, ao mesmo tempo em que continuava a persistir em seus estudos através do caminho marcial. Ele criou o moderno Aikido combinando seu treinamento marcial com suas ideologias DE CRESCIMENTO INTERIOR E DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL do homem.

*2º Doshu (líder do caminho): Kisshomaru Ueshiba (植芝 吉祥丸 em japonês) (27 de junho de 1921 - 4 de janeiro de 1999) foi o terceiro filho de Morihei Ueshiba, o fundador do Aikido. Kisshomaru foi o Doshu sucedendo seu pai até o fim de sua vida em 1999.
Kisshomaru nasceu em Ayabe em 1921. Ele se formou na Universidade Waseda em economia.

*Doshu: Moriteru Ueshiba (植芝守央 Moriteru Ueshiba) (Tóquio, 2 de abril de 1951 - ) é o terceiro e atual Aikido Doshu.
Neto de Morihei Ueshiba, fundador do Aikido, formou-se em Economia pela Universidade Meiji.
Moriteru assumiu a Aikikai em 4 de janeiro de 1999, com a morte de seu pai, Kisshomaru Ueshiba.

*Shihan (modelo): O AIKIDO foi introduzido no país pelo Shihan Reishin Kawai (1931 - 2010) no início da década de 60, sob orientação do já falecido mestre 9º grau Arimoto Murashige, que era o Representante do AIKIDO para o Ocidente. Atualmente, o Shihan Reishin Kawai (faixa preta 8º grau), ligado às entidades AIKIKAI e IAF, preside a Confederação Latino-americana de AIKIDO. Reishin Kawai reside em São Paulo, onde exerce, além do AIKIDO, medicina oriental, sendo muito respeitado pelo seu conhecimento em ambas as áreas.

*Dojo Sho (responsável pelo grupo na região) / Sensei / Shidoin (professor): Vargas Sensei, (1950 - * ) faixa preta 5º grau, é, por designação de Kawai Shihan, o responsável pelo AIKIDO no RS, com 45 anos de prática e ensino em artes marciais. Vargas desenvolve um trabalho em Porto Alegre há mais de 20 anos, lecionando em diversos horários no Dojo Central de Porto Alegre, sendo o responsável pelo ensino em diversas academias no Estado.

Fonte: Wikipedia e http://www.aikido.com.br/
Domo arigato gozaimashita

Nenhum comentário: