segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Importância do Treinamento Contínuo

Muitas vezes me deparo com a mesma situação nos treinos: baixo quórum.
Fico me perguntando o porquê dessa situação, já que existem na maioria das instituições dezenas de “praticantes” matriculados.
Como todos sabem, Aikido é um Budo, um caminho para a construção de seres humanos e um mundo mais harmônico, também visa nos preparar para as situações extremas do dia-a-dia. Como imaginar evoluir nesse amplo caminho sem o treinamento diário?
O-Sensei dizia que para se chegar a um mínimo de competência marcial e de compreensão no Aikido, seriam necessários 10 anos de treinamento diário, realizados com muito afinco.
O que vemos diversas vezes?
Praticantes que se parecem muito mais com “Aikituristas” do que com “Aikidoístas”, aparecendo eventualmente aos treinos ou praticando em ritmo quebrado (praticam um mês, param cinco meses). Sou adepto da idéia de que se alguém está fazendo algo, ele deve colocar toda sua energia naquilo e não possuir “hobbys” que muitas vezes acabam sendo tomadores do nosso tempo, não nos acrescentando nada.
Aquele que optou pela prática do Aikido, e após um longo dia de trabalho prefere ficar em casa em vez de largar suas coisas, pegar seu Dogi, comer algo e ir para o treino, ainda não entendeu o significado de Shugyo (sofrimento que faz crescer, a grosso modo).
Sempre digo que a falta de um colega de treino além de prejudicar o desenvolvimento do próprio praticante, também prejudica os demais colegas, que ficam sem a presença de um “facilitador” ou “dificultador” para o seu treino.
Portanto, pense nisso antes de perder um keiko, pois como diz o velho ditado: cavalo encilhado passa só uma vez.

Domo arigato gozaimashita

Um comentário:

Max Brodt disse...

Muito bem colocado Sensei Leonel, acredito sim que devemos ter isso como um norteador em nossa prática . Tem dois pensamentos que gosto muito e que definem bem o texto:

" O progresso chega
Para aqueles que treinam e treinam;
Confiar em técnicas secretas
Não te leva a lugar algum."
Morihei Ueshiba

e

"Tempere a si mesmo com mil dias de prática e refine-se com dez mil dias de treinamento" Miyamoto Musashi

Um Abraço,
Max Brodt rumo aos 10.000