quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Que Elementos Estão Envolvidos nas Técnicas do Aikido?

O Aikido possui muitas técnicas. Antes de efetivamente praticá-las, precisamos ter o conhecimento básico dos diferentes elementos existentes no treinamento dessa arte. As técnicas do Aikido estão divididas em dois pilares principais: tanren-ho e gi-ho.

1- TANREN-HO
*Suwari-waza (técnicas com os praticantes sentados). Ambos os parceiros ficam em seiza. Apoiado sobre os pés, o tori usa os quadris e joelhos para se movimentar e controlar o uke, sempre mantendo um bom equilíbrio.

*Hanmi-hantachi-waza (técnicas com um parceiro sentado e o outro em pé). O uke fica de pé, enquanto o tori permanece sentado; o tori responde ao ataque com uma imobilização ou um arremesso. Mesmo no chão, o tori move-se em hanmi, entrando e girando; isso fortalece os quadris e a parte inferior do corpo.

*Tachi-waza (técnicas executadas em pé). Ambos ficam de pé e o tori pode utilizar livremente qualquer técnica que escolher contra o ataque do uke. Este é o melhor método de treinar o ma-ai, a utilização do te-gatana, as entradas e os giros. Há uma grande variedade de técnicas executadas de pé.

*Buki-waza (técnicas contra ataques armados). O uke está armado com uma faca, uma espada ou um bastão. O tori pode enfrentá-lo armado ou não. Este tipo de técnica é bom para o treinamento do ma-ai, pois a distância envolvida depende em grande parte do tamanho das armas.

2- GI-HO
*Katame-waza (técnicas de imobilização). O tori controla o ataque do uke com uma boa entrada e giros poderosos, aplica chaves nas juntas dele e então imobiliza-o contra o solo. As chaves estão divididas em quatro grupos principais: imobilização dos braços, imobilização com torções, imobilização com giros e imobilização dos punhos.

*Nage-waza (técnicas de arremesso). As técnicas de arremesso no Aikido são as seguintes: as básicas, tais como irimi-nage, shiho-nage, kaiten-nage; e as mais avançadas, como tenchi-nage, kokyu-nage, koshi-nage e aiki-nage.

*Nage-katame-waza (técnicas de arremesso com imobilização). Depois que o uke é arremessado com os movimentos apropriados, ele é imobilizado no chão mediante o controle de suas juntas.

MORITERU UESHIBA DOSHU

Nenhum comentário: