terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A União entre Ki, Mente e Corpo

O Fundador Morihei Ueshiba, que pesquisou profundamente o conceito do aiki (a harmonização do ki), explicava o ki assim: "O Ki é a energia vital do Universo e seu sutil funcionamento estimula os cinco sentidos. Empregue essa força, com a união do corpo e da mente, e você poderá mover-se tão livremente quanto desejar".
Como podemos utilizar o funcionamento sutil do ki? Antes de tudo temos de aprender a usar o poder de nossa respiração (kokyu-ryoku). No Aikido, o ki é efetivamente utilizado através do poder da respiração. Como mencionamos anteriormente, o termo prana, da filosofia hindu, significa "respiração". Foi a compreensão desta verdade eterna - a natureza da respiração do Universo - que levou o Fundador Morihei à iluminação.
O Fundador percebeu que era necessário unir a mente, o corpo e o ki. A partir desssa integração individual, a pessoa precisa se conectar com o Universo como um todo e manifestar o poder imenso da energia vital. Definitivamente, esta harmonização - entre ki, mente e corpo - resultará na verdadeira iluminação. Esse é o propósito do Aikido.

MORITERU UESHIBA DOSHU

Nenhum comentário: