O Aikido é um Budo, não se restringe a um sistema de defesa pessoal e não comporta qualquer tipo de competição organizada. Contudo os seres humanos estão permanentemente expostos a perigos; os desastres podem ocorrer inesperadamente sem aviso. O Aikido não nos protege de perigos inesperados, mas nos ajuda a desenvolver presença de espírito e nos ensina como nos movermos do modo mais eficiente, características que funcionam como autodefesa contra ataques não previstos. No caso das mulheres, nos treinos elas aprendem como controlar alguém mais forte e como se mover mais rápido e adequadamente; habilidades que podem ser aplicadas de maneira prática e eficaz caso surja uma necessidade.
Entretanto, estar apto fisicamente para subjugar um atacante não é autodefesa. Por outro lado, a presença de espírito é muito mais importante, e evitar as situações de perigo é a chave para a autodefesa, especialmente no caso das mulheres. Uma sólida presença de espírito é o que desenvolvemos diariamente no treinamento do Aikido.
Além do mais, no mundo atual estamos sujeitos a uma variedade de riscos. Congestionamentos, queda de escombros, terremotos, incêncdios e outras situações semelhantes são também nossos inimigos. O Aikido nos ajuda a desenvolver a presença de espírito - autodefesa - contra essas e outras ameaças.
MORITERU UESHIBA DOSHU
BEM-VINDO!
- VENHA PRATICAR AIKIDO NO DOJO AABB! (CLIQUE AQUI)
- TÉCNICAS (CLIQUE AQUI)
- NORMAS DE ETIQUETA NO DOJO AABB (CLIQUE AQUI)
- VESTIMENTA ADEQUADA (CLIQUE AQUI)
- HIERARQUIA NO AIKIDO (CLIQUE AQUI)
- UM YUDANSHA - FAIXA-PRETA - DE FATO (CLIQUE AQUI)
- A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO CONTÍNUO (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO E A EDUCAÇÃO PARA LONGEVIDADE (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO E A SAÚDE MENTAL (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO NA REVISTA DA AABB (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO NA REVISTA DA APM POA (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO NA TV - DEFESA PESSOAL (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO NA ZERO HORA (CLIQUE AQUI)
- O AIKIDO NÃO PRECISA DE TORNEIOS COMPETITIVOS (CLIQUE AQUI)
- O USO POLICIAL DO AIKIDO (CLIQUE AQUI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário