sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Relação Kohai/Senpai

O Aikido se baseia em princípios claros e muito rígidos de hierarquia. A base dessa lógica encontra-se na tradição japonesa da valorização do mais velho e da forte ligação com os seus ancestrais e, dentro dos keikos, esse princípio se faz presente através da relação entre kohai/senpai.
Kohai poderia ser traduzido como "ajudante" (mais novo no grupo), enquanto Senpai poderia ser traduzido como "mentor" (mais velho que o kohai no grupo). Essa prática é um dos pilares essenciais do Aikido e penso que deva ser a cada dia mais fortificada e exercida ao extremo. Essa relação não tem nenhum vínculo com humilhação ou colocar um aikidoísta subalterno ao outro de forma negativa. Na realidade, tem vínculos diretos com a manutenção da harmonia e desenvolvimento técnico, além de buscar um amadurecimento da forma pré-estabelecida para o desenvolvimento do grupo.
Todos serão kohais e provavelmente senpais ao longo da caminhada dentro do Aikido, aquele que for um bom kohai, com certeza será um bom senpai e auxiliará na evolução de todos os membros do grupo, exercendo uma liderança positiva.
Alguns princípios básicos já citados nesse blog devem ser seguidos por todos os praticantes, independente da posição em que se encontrarem dentro do grupo, porém, acredito que tenham algumas ênfases particulares que devem ser observadas por cada um de acordo com a sua colocação (kohai ou senpai).
O kohai deve, ao meu entender, acatar o que é colocado pelo seu senpai durante o keiko. Teoricamente,(infelizmente isso nem sempre acontece) o senpai possui mais tempo de prática e assim, mais conhecimento, conseguindo auxiliar nas dificuldades do kohai.
Por outro lado, o senpai deve estar aberto a auxiliar seu kohai e agir com cavalheirismo, jamais com um tom de superioridade ou prepotência. Esse praticante deve auxiliar no desenvolvimento do mais novo, não através de lições verbais durante os keikos ou impedindo a realização de determinadas técnicas, mas dando o nível de dificuldade adequado ou realizando movimentos corporais que façam com que o kohai consiga compreender e executar o kata de forma correta, afinal de contas no Aikido devemos procurar abandonar o ego.
Penso ser extremamente deselegante, por exemplo, um iniciante corrigir outro iniciante ou até mesmo seu senpai. Correções mais amplas devem ser realizadas pelo Sensei (ou eventualmente outro senpai) que estiver ministrando o keiko e não pelo praticante, principalmente se ainda não atingiu o grau de Yudansha (faixa-preta) e, mesmo que o fizer, deve ser pontual, de preferência em silêncio (pois durante o keiko não devem ocorrer conversas desnecessárias) e auxiliando corporalmente.
Aqueles que compreenderem esses princípios, com certeza evitarão desconfortos futuros e evoluirão muito mais rapidamente dentro da prática do Aikido.

Domo arigato gozaimashita

Nenhum comentário: