quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Covardia das Palavras

Em todo o percurso de nossas vidas sofremos inúmeras "agressões" verbais de pessoas que muitas vezes nem conhecemos e que nem sequer se dão ao trabalho de entender as ideias que defendemos. O pior: inúmeras vezes sofremos críticas e agressões ANÔNIMAS, que no meu ponto de vista, é o meio mais vil e covarde de alguém se posicionar, sendo o ápice da falta de caráter, representando um ataque desleal e que não permite defesa.
Aprendemos no Aikido que as técnicas que treinamos também devem ser utilizadas nos confrontos não físicos do nosso dia-a-dia. No trabalho, no trânsito, enfim, em todo o nosso cotidiano e isso devemos exercitar com paciência e seriedade, mesmo que muitas vezes não consigamos, mas o importante é continuarmos praticando e nos melhorando um pouco de cada vez.
Mas lembre-se: quando for defender suas ideias ou criticar a de terceiros, tenha maturidade, coragem e caráter de assinar as suas palavras, pois daí sim ocorrerá um debate construtivo que deve ser sempre de mão dupla e permitir a argumentação, réplica e tréplica, não um monólogo fácil e vazio de conteúdo. Também penso que quando debatemos algo, temos que conhecer, no mínimo, um bom número de conteúdos a respeito do tópico debatido e respeitar as peculiaridades do que nos é diferente.


Leonel Radde - Yudansha 3º Dan de Aikido

Domo arigato gozaimashita

Nenhum comentário: