terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

KAWAI SENSEI - Por Monja Isshin (retirado do blog da Monja Isshin e do blog da Academia Central)


Hoje fiquei sabendo do falecimento de Reishin Kawai Shihan (chamado de Kawai Sensei pelos alunos), introdutor do Aikidô no Brasil, na noite de terça-feira, dia 26.
Antes de me tornar monja Zen Budista, mal-e-mal consegui chegar à faixa verde de Aikidô – mas carregarei para sempre uma divida de gratidão enorme para este grande artista marcial (8º Dan) e acupunturista. Treinei durante várias anos na Academia Central sob a sua orientação e aquele pouquinho de coordenação motora que tenho hoje é graças a este treinamento.
Ele me honrou com a sua presença na minha ordenação monástica no Zen e, posteriormente, mostrou-me o seu altar, onde ele praticava a sua espiritualidade durante umas 4 horas por dia. A força energética da salinha onde ficava o seu altar é algo que nunca esquecerei.
Acredito que ele foi muito pouco compreendido pelos brasileiros, tantos dos quais romperam com ele e acabaram criando tantas divisões no Aikidô brasileiro. Talvez, as barreiras de língua e de cultura simplesmente foram altas demais para que pudessemos entender melhor as suas tentativas de explicar “energia”, “vazio”, as sutilizas da pratica – aspectos que ele compreendia e dominava muito bem. Gosto de imaginar que, mesmo que eu não tenha conseguido desenvolver a “técnica” de aikidô, talvez eu tenha conseguido vislumbrar um pouquinho a respeito da energia e espiritualidade do Aikidô, graças ao contato que tive com ele.
Com certeza, a experiência com ele na Academia Central me ajudou estar um pouco mais preparada para a minha viagem ao Japão e para o meu treinamento monástico (mas, para qual, na verdade, é impossível estar “preparado”…).

Doumo arigatou gozaimashita, Sensei!



Kawai Sensei - O Primeiro Aikidoka do Brasil
Kawai Sensei foi o introdutor do Aikido no Brasil, praticamente todos os Aikidokas (Aikikais) no Brasil sofreram sua influência filosófica ou técnica. A primeira academia de Aikido teve todos os tatames feitos e costurados a mão por Kawai sensei, assim como o seu hakamá. Na época não existiam estes produtos a venda (início da década de 60). Ser filiado à Aikikai era um compromisso pessoal com o criador do Aikido Morihei Ueshiba e é assim até hoje na União sul americana: Todos os faixas pretas são registrados no Japão e recebem diplomas da Aikikai.


Nenhum comentário: