Reflexao importante de Yamada Shihan:
A Competição no Aikido
por Yoshimitsu Yamada
Entendo que na geração mais jovem , exista muito interesse em criar competição no Aikido. Com isto na mente, gostaria de discutir este assunto.
Sei que há um país usando um sistema que pode ser chamado de competição e fiquei feliz em presencia-lo. Não estou certo se fiquei feliz, mas no mínimo, eu posso formar uma opinião baseado no que vi. Podem chamar este sistema de competição mas parece mais um concurso. Não se compete com um adversário mas contra outras duplas.
Por exemplo, é similiar a um concurso de patinação onde as duplas competem entre si. Será campeão quem apresentar boa coreografia e acrobacia e se o parceiro cooperar e for flexível.
Não há sofrimento físico pro perdedor e nem eficiencia técnica, velocidade ou força. Não entendi como o conjunto de juízes pode determinar quem é o campeão.
Pessoalmente amo os esportes, especialmente, esportes competitivos, entretanto, é absolutamente impossível ter competição no mundo do Budo. Antes de mais nada, claro que que existe competiçaõ no Judo e Karate e pessoalmente gosto de ambos.
Mas desde que existem regulamentos para torna-los uma competição esportiva, ambos não estão mais na categoria ou no espírito do Budo. Podem ser chamados de Judo Esportivo ou Karate Esportivo.
Mesmo que se faça certas regras e regulamentações do que pode ou não pode fazer algumas vezes não é tão claro quem é o vencedor. Isto foi comprovado na última olimpíada, especialmente no torneio de Judo.
Não entrarei em grandes detalhes de como é impossível haver ompetição no Budo. Primeiramente, Budo é defindo como uma "Batalha de vida ou morte". Sendo assim se você é campeão deverá ir pra cadeia. Novamente, não estou em posição de julgar como deve ser a competição tanto no Judo quanto no Karate. Porém eu posso afirmar que no Aikido é absolutamente inapropriado a competição, e como estou muito satisfeito em ser praticande de Aikido porque existe algo sem aspecto competitivo no mundo moderno.
Atualmente, em nossa sociedade, estamos cercados por competição e demonstrações de força. Somos diminuidos pela competição em diversas maneiras, de maneira subliminar ou obvia, na nossa vida profissional, em nossa familia ou entre amigos. Nosso exercicio é não sermos competitivos não nos compararmos com os outros.
Infelizmente, mesmo no Aikido, existe certa competitividade entre os aikidoistas. Está na graduação de Dans ou no sistema de graus como um todo. Se não fizesse parte da Aikikai ou se fosse o maior dos mestres, que estivesse em posição de criar um novo sistema de Dan, seria isto que faria:
Primeiramente, eu iria elimnar completamente os graus de faixa preta. Uma vez que chegasse a faixa preta, não por exame mas por recomendação de seu mestre, nao teria os graus de 1o, 2o ou 3o Dan de faixa preta. É óbvio quando uma pessoa está crescendo e melhorando seu Aikido. Ao invé s de ganhar graus mais altos iriamos ver as pessoas desenvolvendo sem se preocupar se o numero de DAN está subindo.
Não é somente mais livre para o praticante quanto iria eliminar o sentimento de competiçaõ com os outros. A linha básica é que podem estar em um mesmo grau um aluno talentoso e um aluno menos talentoso. Isto gera uma discrepancia, faz com o grau seja uma ilusão.
Adicionalmente, uma parte do sistema que eu criaria era dar o titulo de mestre aos alunos quando fosse apropriado, o status de Fukushidoin (instrutor assistente), e então Shidoin (instrutor ou sensei) e então Shihan (mestre).
Como eu entendo, o fundador do Aikido, O-Sensei, não tinha muita preocupação com os graus. Porém era necessário um sistema por razões comerciais, para promover e espalhar a arte do Aikido bem como criar um negocio para ganhar dinheiro. Em minha opinião não faz sentido para os estudantes que paguem mais dinheiro cada vez que são promovidos e se pague mais dinheiro ainda quando avançam na graduação. Após se forma na Universidade não se paga pelo diploma. Você consegue o diploma baseado no que aprendeu e conhecimento pelo que já gastou. É o bastante, na minha opinião.
Infelizmente, não estou tão otimista no futuro do Aikido. Vocês devem saber que diferentes pessoas criam diversos sistemas que podem ser competitivos. Eu espero que se você realmente ame o Aikido fique com o que ele proporciona e siga um instrutor apropriado com bons princípios.
Se não, isto será o fim do espírito do Budo que o fundador tinha em mente.
Traduzido por Antonino Barreto - Kitoji Dojo - Instituto Takemussu - RIO
BEM-VINDO!
- VENHA PRATICAR AIKIDO NO DOJO AABB! (CLIQUE AQUI)
- TÉCNICAS (CLIQUE AQUI)
- NORMAS DE ETIQUETA NO DOJO AABB (CLIQUE AQUI)
- VESTIMENTA ADEQUADA (CLIQUE AQUI)
- HIERARQUIA NO AIKIDO (CLIQUE AQUI)
- UM YUDANSHA - FAIXA-PRETA - DE FATO (CLIQUE AQUI)
- A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO CONTÍNUO (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO E A EDUCAÇÃO PARA LONGEVIDADE (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO E A SAÚDE MENTAL (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO NA REVISTA DA AABB (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO NA REVISTA DA APM POA (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO NA TV - DEFESA PESSOAL (CLIQUE AQUI)
- AIKIDO NA ZERO HORA (CLIQUE AQUI)
- O AIKIDO NÃO PRECISA DE TORNEIOS COMPETITIVOS (CLIQUE AQUI)
- O USO POLICIAL DO AIKIDO (CLIQUE AQUI)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário